dalia-guerreiro_2013

Bibliotecas Digitais para as Humanidades

Dália Guerreiro

Universidade de Évora

[Resumo]

Doutoranda em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora; mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo ISCTE-IUL; pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação, variante Bibliotecas, pelo ISLA – Universidade Europeia; licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora/Fundação para a Ciência e Tecnologia, como investigadora na Linha 3 – Bibliotecas, Literacias e Informação no Sul (CIDEHUS-UÉ/FCT – LIBIS). É bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Integrou a equipa que iniciou e desenvolveu o projeto da biblioteca digital na Biblioteca Nacional e, na DigiCult -Produções Digitais, de que é sócia, tem realizado a metacodificação e edição digital para as bibliotecas digitais da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, entre outras. / PhD student in Information Sciences and Documentation in University of Évora; master of Information Studies and Digital Libraries, by ISCTE-IUL; postgraduate in Information Sciences and Documentation, Libraries’s variant, by ISLA – European University; and graduated in Physics, by the Faculty of Sciences, University of Lisbon. Member of the Interdisciplinary Center for History, Culture and Societies of the University of Évora / Foundation for Science and Technology, as a researcher on the Line 3 – Libraries, Literacy and Information in the South (CIDEHUS-UÉ/FCT – LIBIS). Research Scholarship from the Foundation for Science and Technology (FCT).Member of the team that initiated and developed the design of the digital library and the National Library and, in DigiCult-Digital Productions, of which she is a member, has held the metadata and digital editing for digital libraries of the University of Lisbon and the University of Coimbra, among others.

filler

Resumo

As humanidades digitais, surgidas a partir da computação para as humanidades, procuram conciliar os conhecimentos e os métodos utilizados nas ciências humanas com o mundo digital. No contexto das universidades, têm vindo a ser criados grupos de trabalho para definir ferramentas, desenvolver métodos e gerir projetos no âmbito das humanidades digitais. A investigação neste domínio tem como principal objetivo adequar a disponibilização da informação digital às exigências e expetativas dos investigadores e aumentar o nível de eficácia desses procedimentos. No âmbito das bibliotecas, sobretudo das universitárias, já existe algum trabalho teórico e experimental para tornar os serviços mais amplos e eficazes. Cada vez mais, o leitor da biblioteca é um utilizador exigente, que sabe o que quer e como quer, mas requer uma orientação especializada. Por isso, as bibliotecas e os bibliotecários são coagidos a adquirir novas competências, nomeadamente, na utilização de ferramentas colaborativas ou na gestão de citações.
Assiste-se, hoje, a uma pressão crescente para os acervos sejam disponibilizados através do universo ubíquo da World Wide Web. Os investigadores pretendem aceder aos documentos de que necessitam, independentemente do lugar físico onde os originais se encontram, pelo que as bibliotecas têm vindo a atualizar os serviços disponibilizados, tanto in situ, como em linha. Uma componente significativa do
acervo das bibliotecas digitais patrimoniais é a cópia digital (imagem) de documentos manuscritos e impressos, obras únicas ou raras. Destacam-se, a título de exemplo, o projeto Perseus e o internet archive.
As humanidades digitais são atualmente, um campo fértil da investigação, mas o principal desafio é a sistematização da informação reunida e a preservação digital.


3 Respostas para “

  1. Pingback: Seminário Humanidades Digitais no Brasil | #HDbr – Programa | Humanidades Digitais·

  2. Pingback: Programa | I Seminário Internacional Humanidades Digitais·

  3. Pingback: Primeiro dia, 23/10/2013 | I Seminário Internacional Humanidades Digitais·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s