luis_ferla

As humanidades digitais e o ofício do historiador

Luis Antonio Coelho Ferla

Universidade Federal de São Paulo

[Resumo]


Luis Ferla é Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência em docência e pesquisa na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos da modernidade, história da ciência, história do corpo e história da cidade. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à utilização de novas tecnologias digitais no trabalho do historiador, especialmente aquelas relacionadas com o geoprocessamento (SIG histórico). Coordena o grupo Hímaco (História, Mapas e Computadores-Unifesp/Apesp), dedicado a explorar as possibilidades das geotecnologias em investigações históricas. / Luis Antonio Coelho Ferla is a  Professor at the Department of History in the Federal University of São Paulo/Guarulhos.  His research interests, focused on Contemporary History, are the hystory of science, the history of the body and the history of cities. He has been developing research on the use of digital technologies in historical disciplines, in particular Geographic Information Systems (GIS). At present, he coordinates the research group “Hímaco – História, Mapas e Computadores“, dedicated to investigating the potentialities of GIS for research into the historical transformations of space-related phenomena.

filler

Resumo

O inventário das diversas e polissêmicas mutações que o trabalho do historiador vêm sofrendo por conta do influxo tecnológico é um tema, em si mesmo, tão legítimo, quando inexplorado. A internet e o ensino à distância ganham capilaridade nos sistemas educacionais, viabilizados pelo decaimento dramático do custo das máquinas e infraestruturas implicadas. O acesso à documentação histórica se democratiza rápida e irreversivelmente, com acervos inteiros sendo crescentemente disponibilizados. A separação entre o produtor e o consumidor do conhecimento é outra fronteira tradicional que vai perdendo a nitidez, na esteira da difusão da chamada web 2.0, caracterizada não apenas pela ampla disponibilização de estudos e investigações, como pela oportunidade amplamente facilitada da sua produção colaborativa, talvez residindo aqui a novidade tecnológica de maior alcance no cotidiano profissional do historiador.
Por outro lado, não se podem negar os enormes desafios que as novas tecnologias colocam ao trabalho do historiador. Dos diversos perigos associados a eles, uma revivescência neopositivista com suas mistificações objetivistas não é certamente o menor. Mas tampouco se devem negligenciar as enormes possibilidades de ganhos epistemológicos que a democratização da circulação e da produção do conhecimento oferecem.
Assim, a presente reflexão pretende discutir as articulações entre a tecnologia da informação e a produção do conhecimento histórico, buscando identificar os desafios e as oportunidades implicados. O projeto do grupo Hímaco (História, Mapas e Computadores), iniciativa conjunta entre o Núcleo de Acervo Cartográfico do Arquivo Público do Estado de São Paulo e o Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, tem a pretensão de constituir-se em estudo de caso da temática em questão, e sua experiência será mobilizada na reflexão proposta.

4 Respostas para “

  1. Pingback: Seminário Humanidades Digitais no Brasil | #HDbr – Programa | Humanidades Digitais·

  2. Pingback: Programa | I Seminário Internacional Humanidades Digitais·

  3. Pingback: Nota sobre o HD.br no Portal do Arquivo do Estado | I Seminário Internacional Humanidades Digitais·

  4. Pingback: Segundo dia, 24/10 | I Seminário Internacional Humanidades Digitais·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s