Presentation

Screen Shot 2013-05-02 at 5.31.08 PMQual o impacto da difusão digital da informação sobre  o grande campo de pesquisas a que chamamos “as humanidades”? E em que medida o conhecimento tradicionalmente acumulado pelo trabalho nas “humanidades” tem contribuído na criação de ferramentas  voltadas para a representação e a difusão do conhecimento no meio digital?

O seminário Humanidades Digitais 2013 irá discutir essas e outras questões sobre a relação entre as humanidades e as tecnologias digitais. O seminário é proposto pelo grupo de pesquisas Humanidades Digitais, abrigado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, órgão da Universidade de São Paulo responsável pela criação da Biblioteca Brasiliana Digital.

A questão central que propomos para os debates é a do papel dos profissionais ligados às humanidades no processo cada vez mais intenso de tecnologização da organização da informação no meio digital. Para discutir essa questão, chamaremos alguns dos principais pensadores identificados com o campo das chamadas Humanidades Digitais.

Nas páginas a seguir, apresentamos alguns comentários sobre a relevância da Cultura Digital frente às esferas de reflexão que tradicionalmente associamos às “Humanidades“, fazemos uma breve  apresentação do campo a que se têm chamado Humanidades Digitais, e por fim, apontamos alguns caminhos para este campo no Brasil:

As Humanidades e as tecnologias digitais | Humanidades Digitais? | Humanidades Digitais no Brasil


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s