Participantes Convidados

Andreas Degwitz | Biblioteca da Universidade de Berlim-Humboldt

andreasAndreas Degkwitz é Bibliotecário Chefe da Biblioteca da Universidade de Berlim-Humboldt.  Foi Coordenador-chefe de Informação da Universidade Técnica de Cottbus Brandenburg de 2004 a Setembro de 2011, em um sistema que combinava os serviços centrais de informação, comunicação e mídia em uma plataforma integrada, ligada ao ICMC/IKMZ. Antes disso, foi vice-diretor e chefe do departamento de computação da biblioteca da Universidade de Postdam. Entre as principais tarefas sob sua responsabilidade, estão o  gerenciamento de programas e projetos financiados pela Sociedade Alemã de Pesquisas, além do planejamento estratégico para o desenvolvimento tecnológico de bibliotecas e instituições similares. 


Charlotte Galves | Universidade Estadual de Campinas, Corpus Tycho Brahe

charlotte Charlotte Galves doutorou-se em Português pela Universidade de Paris IV- Sorbonne, e atualmente é Professora Associada no Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas. Tem publicado extensamente sobre a sintaxe comparada do Português Europeu e Brasileiro, tanto da perspectiva sincrônica como diacrônica. É coordenadora e idealizadora do Corpus Anotado do Português Histórico Tycho Brahe, a primeira e mais ampla coleção de textos em português com anotação automática de estrutura linguística – um projeto ativo desde 1998, que inclui pesquisadores da linguística, da computação e da matemática. Além da história da língua portuguesa, seus interesses de pesquisa incluem a modelagem probabilística da mudança linguística – ela é hoje uma das pesquisadoras principais do projeto   Mathematics, Computation, Language and the Brain (MaCLinC), sediado no Numec da Universidade de São Paulo.


Daniel Alves | Universidade Nova de Lisboa

danielDaniel Alves é Professor Auxiliar no Departamento de História da FCSH, Universidade Nova de Lisboa, e investigador no Instituto de História Contemporânea (IHC). Tem um doutoramento em História Económica e Social Contemporânea (2010) e um mestrado em História do Século XIX (2001). Desde Novembro de 2011 é membro integrado do Grupo de Trabalho 1 (Espaço e Tempo)  da Network for Digital Methods in the Arts and Humanities (NeDiMAH), financiada pela ESF e dedicada ao desenvolvimento de abordagens digitais para a representação e análise das dimensões espaciais e temporais. As suas áreas de interesse são a História Contemporânea, a História Económica e Social, a História Urbana, a História das Revoluções e as Humanidades Digitais. Entre outras publicações, tem alguns artigos publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras, sobretudo sobre História Económica e Social e SIG aplicado à História.


Daniel O’Donnell | University of Lethbridge

daniel_odonnellDaniel Paul O’Donnell é Professor na Universidade de Lethbridge, onde ensina e pesquisa nas áreas de Humanidades Digitais, Patrimônio Cultural Digital, Filologia Inglesa, e História do Livro. Foi presidente da Society for Digital Humanities / Société pour l’étude des médias interactifs, associação canadense que reúne humanistas envolvidos em pesquisa, ensino e criação  voltados a tecnologias digitais. É fundador do Perspectivas Globais::Humanidades Digitais – Global Outlook::Digital Humanities (GO::DH), grupo de interesse especial (SIG) da Alliance of Digital Humanities Organisations (ADHO) que visa enfrentar as barreiras que impedem a colaboração entre pequisadores e estudantes das humanidades, artes digitais e setores de patrimônio cultural em países de diversos níveis socioeconômicos. É também co-editor do periódicos Digital Studies / Le champ numériqueDigital Medievalist (por ele fundado). Foi, ainda, Conselheiro e CEO da TEI, Text Encoding Initiative (2006-2010).


 Dov Winer | National Library of Israel / Europeana

dovDov Winer é psicólogo, especializado em Educação à Distância pela Universidade de Londres, e atualmente leciona no seminário sobre Humanidades Digitais da Faculdade de Humanidades da Universidade de Jerusalém. Nos últimos anos, participou de diversas iniciativas europeias envolvendo o uso de tecnologias avançadas no campo da cultura e a aplicação da tecnologia da informação no campo da educação. Participa hoje dos projetos  Linked Heritage – Coordenação de Padrões e Tecnologias para o enriquecimento da Europeana; o DM2E Digital Manuscripts to Europeana; a Judaica Europeana –  voltada para a participação judaica no patrimônio cultural europeu; o iTEC, Designing the Future Classroom, e o MOSAICASemantically Enhanced Multifaceted Collaborative Access to Cultural Heritage.


Iris Kantor | Universidade de São Paulo

iris_1Iris Kantor é Professora da Universidade de São Paulo, no Departamento de História, onde leciona e conduz pesquisas nas áreas de História Ibérica, História Colonial e Cartografia Histórica. Doutora em História pela USP, fez pós-doutorado em Yale (2006-2007), e vem conduzindo diversos projetos financiados pelo CNPq, pela FAPESP, CAPES e FCT. Foi curadora de exposições cartográficas no Museu Paulista, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Atualmente, coordena o Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica, na Cátedra Jaime Cortesão , um projeto que inclui a digitalização de mapas históricos raros, alguns dos quais se incluem na Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP.


 Jacqueline León | Centre National de la Recherche Scientifique et Université Paris Diderot

jacqueline Jacqueline León é Diretora de Pesquisas do Laboratoire d’Histoire des Théories Linguistiques (HTL, UMR7597), no  Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris, e Conselheira da Sociétéd’Histoire et d’Epistémologie des Sciences du Langage. Seus interesses de pesquisa voltam-se para a transferência do conhecimento científico e tecnológico (em particular, a História da automatização da linguagem, a História da linguística de Corpus, a Institucionalização da linguística aplicada, e a recepção das teorias estatísticas e da teoria da informação pelas ciências da linguagem) e para o estudo do empiricismo na linguística britânica e norte-americana nas décadas de 1940 e 1960. Vem trabalhando, ainda,  na constituição de arquivos e documentação sobre a História da tradução automática e do Processamento Natural da Linguagem.


 José Murilo Jr. | Ministério da Cultura, Coordenadoria de Cultura Digital)

josemurilo José Murilo Jr. é o Coordenador de Cultura Digital do Ministério da Cultura – uma coordenadoria que vem buscando trazer os elementos da cultura digital para os objetivos do governo, transformando as possibilidades abertas pela rede em políticas públicas. É também um participante ativo da blogosfera brasileira e internacional – seu blog ‘Ecologia Digital‘, iniciado em 2002, procurou desde o princípio traduzir para o português os conceitos e ideais ligados ao ativismo digital. Sua atividade nesse campo o levou ao projeto Global Voices Online, do Berkman Center, onde foi editor para a língua portuguesa entre 2006 e 2009.


Karim J. Gherab-Martín | Universidad San Pablo

karimKarim J. Gherab-Martín é físico e filósofo da ciência e da tecnologia. Foi pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Harvard e na Universidade de Illiois (Urbana-Champaign). Foi professor na Universidade Autônoma de Madri e na Universidade do País Basco, e pesquisador no Instituto de Filosofia do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha. Trabalhou também como consultor de TIC na Espanha e na América Latina, tendo sido responsável por um relatório estratégico sobre Bibliotecas Digitais para a Comunidad de Madrid. Suas pesquisas orientam-se para a História e Filosofia da Ciência, e para os Estudos da Ciência e da Tecnologia. Entre outras publicações, escreveu vários livros sobre bibliotecas digitais e sobre a sociedade digital, tais como “Emergent Digital Spaces in Contemporary Society: Properties of Technology” (Palgrave Macmillan, 2011) e “El templo del saber: hacia la biblioteca digital universal” (Deusto, 2006), bem como o artigo no periódico Arbor “Ciencia y cultura en la Red” (2008).


Luis Antonio Coelho Ferla | Universidade Federal de São Paulo

luis_ferlaLuis Ferla é Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência em docência e pesquisa na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos da modernidade, história da ciência, história do corpo e história da cidade. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à utilização de novas tecnologias digitais no trabalho do historiador, especialmente aquelas relacionadas com o geoprocessamento (SIG histórico). Coordena o grupo Hímaco (História, Mapas e Computadores-Unifesp/Apesp), dedicado a explorar as possibilidades das geotecnologias em investigações históricas.


Marcello Modesto | Universidade de São Paulo

passportMarcello Modesto é doutor em linguística pela University of Southern California (USC) e atualmente é professor no Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), tendo feito um estágio pós-doutoral na University of California, Los Angeles (UCLA). Ultimamente, tem publicado sobre infinitivos flexionados no português brasileiro e a teoria do controle. Além da sintaxe das línguas naturais, seus interesses de pesquisa incluem a neurociência da linguagem e a filosofia da mente, participando do projeto Mathematics, Computation, Language and the Brain (MaCLinC), sediado no Numec da Universidade de São Paulo.


Marcelo Finger | Universidade de São Paulo

marcelofinger_1Marcelo Finger é Professor Titular em Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Realiza pesquisas na área de Inteligência Artificial, com ênfase em Lógica, Lógica Temporal, Lógica Probabilística, Linguística Computacional e Bancos de Dados. Doutor em Computação pela Imperial College of Science and Technology, mestre pela mesma instituição e graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo, possui pós-doutorado pela Cornell University. É revisor dos periódicos Journal of Logic and Computation, Logic Journal of the IGPL, Annals of Pure and Applied Logic, Handbook of Philosophical Logic, Information and Computation, Journal of the Brazilian Computer Society, Mathematical Reviews, Synthese (Dordrecht), Journal of Natural Language Engineering e Studia Logica, e Membro do corpo editorial da The Scientific World Journal.


Nelson Lago | Instituto de Matemática e Estatística – Universidade de São Paulo

nelson_lagoNelson Lago é Gerente Técnico do Centro de Competência em Software Livre do IME/USP, onde trabalha pela divulgação do software livre, e doutorando em Ciência da Computação, também no IME/USP, onde obteve seu mestrado. Ministrou diversos cursos e palestras sobre linux e software livre, abordando tanto aspectos técnicos quanto conceituais. Tem artigos publicados em eventos no Brasil e no exterior. Participou do processo de criação da ONG “LinuxSP”, onde ofereceu, juntamente com outros voluntários, apoio técnico ao projeto dos telecentros da prefeitura de São Paulo.


Patrício Nunes Barreiros | Universidade Federal de Feira de Santana e UNEB

PatricioPatrício Nunes Barreiros é doutor em Letras e Linguística pela UFBA, mestre em Literatura e Diversidade Cultural (UEFS), professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia UNEB (campus de Salvador) e do Departamento de Letras e Artes da UEFS. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo de Acervos de Escritores Baianos – CNPq, desenvolve pesquisas nas áreas de Acervos de Escritores, História Cultural das Práticas de Escrita, Crítica Textual e suas interfaces com o meio digital. É autor do livro “Sonetos de Eulálio Motta” (UEFS Editora, 2012) e do modelo de hiperedição dos panfletos de Eulálio Motta (www.eulaliomotta.com.br).


 Paul Spence | King’s College, Department of Digital Humanities

PaulSpencePaul Spence é Professor Associado em Humanidades Digitais no Departamento de Humanidades Digitais do King’s College de Londres – onde atuou também como coordenador de projetos e chefe de departamento. Seus interesses de pesquisa incluem a filologia digital, a modelagem de textos, a edição digital e a aplicação de métodos e tecnologias das Humanidades Digitais para estudos hispânicos e hispano-americanos. Foi responsável pelo desenvolvimento de matrizes para buscas semânticas baseadas em XML e pela área de publicação digital em mais de 40 projetos – incluindo o Fine Rolls of Henry IIIGascon Rolls Project 1317-1468Out of the Wings‘La entretenida’ digital editionEarly English Laws e o Mapping the Medieval Countryside. É Tesoureiro da ADHO e da ALLC-Associação Europeia de Humandiades Digitais, e tem participado ativamente junto às associações hispânicas de Humanidades Digitais, como a CHARTA e a Humanidades Digitales Hispánicas (HDH).


 Rita Marquilhas | Universidade de Lisboa

ritaRita Marquilhas é especialista em história da cultura escrita e Professora Associada da Faculdadade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ensina disciplinas de linguística histórica, crítica textual e linguagem e comunicação. Tem desenvolvido investigação sobre o estudo interdisciplinar e a edição digital da escrita quotidiana, sua língua, seus agentes, seu contexto social. É autora de dois livros sobre cultura escrita – Norma Gráfica Setecentista (1992) e A Faculdade das Letras: Leitura e Escrita em Portugal no século XVII (2000, 2003) – e contribui ativamente para o debate científico nessa mesma área, quer em artigos de revistas científicas, quer em congressos internacionais. Atualmente, é investigadora responsável de um projeto financiado pelo European Research Council e dedicado à busca, estudo e edição digital de escritos do quotidiano português e espanhol da Época Moderna – séculos XVI a XIX, Post Scriptum: A Digital Archive of Ordinary Writings (Portugal and Spain).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s