Terceiro dia, 25/10

Jpeg

Rita Marquilhas, 25/10/2013

O terceiro e último dia do I Seminário Interncional em Humanidades Digitais no Brasil começou com a conferência de Dov Winer, “CDigital Humanities in a Linked Data world: Semantic Annotations“. Dov mostrou um panorama internacional de projetos e iniciativas dedicados às informações ligadas, ou “linked data”, afirmando que “Humanidades Digitais” não é uma coisa do futuro, é o que já acontece.

Na sessão de projetos, depois conferência, Marcelo Finger relatou sua experiência em trabalhar com pesquisadores das humanidades, provocando-nos a lembrar que os “computeiros” não são integrantes tercerizados dos projetos, a quem encomendamos tarefas: são cientistas que tem suas próprias perguntas, e que querem participar ativamente das nossas. Em seguida, Patrício Nunes Barreto contou sua experiência na construção de acervos de escritores, e discutiu o conceito de “edição digital” dentro da perspectiva filológica. Fechando a sessão, Luiz Veronesi mostrou seu trabalho na construção de duas ferramentas para o trabalho com copora: o eDcitor e o Arbor.

À tarde, a mesa-redonda foi voltada para o trabalho filológico e linguístico no meio digital, com as apresentações de Jacqueline León, “he first steps of the computerization of the language sciences, Machine Translation and Corpus Linguistics: Historical perspectives“; Rita Marquilhas, “A edição digital de fontes histórico-linguísticas“; e Charlotte Galves, “O Corpus Tycho Brahe: Sintaxe histórica e humanidades digitais (ou, ‘Como fazer humanidades digitais sem saber‘)”.

No encerramento do Seminário, foi anunciada a criação da Associação das Humanidades Digitais, a AHDig, um fórum de reunião, debate e partilha para pessoas que fazem investigação em português ou investigação sobre os múltiplos espaços da expressão portuguesa, à escala global, e que de algum modo incorporam
uma perspectiva digital no seu cotidiano científico.

Muito obrigada a todos os que estiveram conosco nesta semana!

Uma resposta para “Terceiro dia, 25/10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s