Segundo dia, 24/10

24_10_1O segundo dia do I Seminário Interncional em Humanidades Digitais no Brasil começou com a conferência de Paul Spence, “Centres, labels and borders: locating the digital humanities internationally“. Depois de mostrar um mapeamento geral da presença das Humanidades Digitais em centros de pesquisa em todo o mundo, Paul discutiu os limites e desafios do campo em se estabelecer num sentido verdadeiramente internacional.

Na sessão de projetos, que se seguiu à conferência, Tony Berber Sardinha mostrou o trabalho do Grupo de Estudos em Linguística de Corpus da Pontificia Universidade Católica de São Paulo, e Nelson Lago apresentou os projetos conduzidos no Centro de Competência em Software Livre, do Instituto de Matemática e estatística da USP.

À tarde, a mesa-redonda foi dedicada ao trabalho na área de história, com “Dos textos à análise espacial: representações literárias, SIG e História Urbana“, de Daniel Alves; “Biblioteca Digital de Cartografia Histórica: sobre a necessidade de meta-dados expandidos e compartilhados“, de Iris Kantor, e “As humanidades digitais e o ofício do historiador”, de Luis Ferla.

Na sessão de debates, Cícero Inácio Silva trouxe a intervenção “While {DIGITAL.EDU} include {HUMANITIES}: humanidades digitas como resistência à monetização do conhecimento“, debatida por Álvaro Malaguti e outros participantes presentes.

A programação de amanhã está em https://seminariohumanidadesdigitais.wordpress.com/programa/

Uma resposta para “Segundo dia, 24/10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s