O Seminário

O I Seminário em Humanidades Digitais no Brasil propõe uma reflexão em torno da relação entre as humanidades e as tecnologias digitais na atualidade, lançando o debate sobre as “Humanidades Digitais” na comunidade de pesquisas brasileira.

Nas últimas décadas, multiplicam-se em ritmo exponencial ao redor do mundo iniciativas identificadas sob o rótulo “Humanidades Digitais” – termo polissêmico, que designa ora um conjunto de práticas, ora um novo campo de estudos, ora uma ‘transdisciplina’.

Mas o que fazem, exatamente, os Humanistas Digitais?

Esta pergunta constituirá ponto de partida para os debates nesse encontro. Colocaremos em discussão diferentes definições, e faremos um panorama das atividades em andamento sob este rótulo no mundo, explorando suas consequências para o campo das humanidades hoje.

Para isso, o painel de convidados do evento congrega nomes importantes do campo internacional das Humanidades Digitais e membros da comunidade de pesquisa brasileira cujos projetos unem o saber humanístico à aplicação de tecnologias computacionais de ponta, que irão mostrar suas experiências em algumas áreas-chave (como a formação de bibliotecas digitais, as tecnologias de texto e de processamento da linguagem, ou as tecnologias de georeferenciamento aplicadas na área de história),  discutindo suas implicações na produção e difusão do conhecimento. As jornadas do Seminário incluem conferências realizadas pelos representantes das entidades internacionais com longa tradição nas Humanidades Digitais, apresentações de projetos em andamento e mesas redondas com especialistas brasileiros e internacionais em temas estratégicos, e se encerram com plenárias de debate conduzidas por mediadores selecionados entre figuras expressivas da cultura digital brasileira. Além disso, o encontro irá preparar o documento inaugural para a formação da “Associação Luso-Brasileira das Humanidades Digitais”, que será um fórum permanente de trabalho e reflexão sobre a relação entre as humanidades e as tecnologias digitais na comunidade de pesquisas em língua portuguesa.

Este Seminário é apoiado pela “Alliance of Digital Humanities Organizations” – ADHO, http://adho.org, a entidade internacional que congrega oficialmente as organizações do campo, promovendo a excelência da pesquisa digital nas disciplinas das humanidades ao redor do mundo. A ADHO contabiliza mais de uma centena de centros de pesquisa com a denominação “Humanidades Digitais” em mais de 20 países, com investimentos de U$40 milhões, e desde 1989 realizou numerosos eventos científicos e promoveu diversas as publicações sobre o tema.

No Brasil, o rótulo “Humanidades Digitais” é menos presente: este será o primeiro evento com este nome no país, organizado pelo primeiro Grupo de Pesquisas a usá-lo. Entretanto, há expressivos os projetos conduzidos por pesquisadores brasileiros unindo saber humanístico e tecnologias computacionais, sem usar o rótulo “Humanidades Digitais”. No evento, alguns desses pesquisadores virão reunir-se a representantes da comunidade internacional de Humanidades Digitais – possibilitando, a um tempo, o fomento ao debate sobre esse campo no Brasil e a divulgação dos projetos brasileiros junto à comunidade internacional das Humanidades Digitais.

As “Humanidades Digitais”, como novo campo em formação, envolvem impactos epistemológicos, metodológicos e políticos merecedores de reflexão aprofundada – está em pauta, de fato, o papel das disciplinas humanísticas tradicionais frente ao intenso processo de automação da organização da informação. As humanidades podem assumir um papel protagonista nesse processo, e esse primeiro evento em torno das “Humanidades Digitais” no Brasil, levando à formação de um fórum permanente de trabalho e reflexão, quer colaborar na construção desse protagonismo, em sintonia com os debates mais atuais no cenário mundial.

Uma resposta para “O Seminário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s